WhatsApp Business agora tem Resposta Automática e Número Fixo

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onheça as funcionalidades do novo app empresarial.  

Afim de facilitar a vida e a comunicação entre pequenas empresas e clientes, o WhatsApp acaba de lançar o aplicativo WhatsApp Business.

Embora esteja disponível somente para smartphones Android, o novo app gratuito facilita, organiza e agiliza o envio de mensagens, através da sua interface muito parecida com o tradicional WhatsApp, permitindo que empreendedores continuem se comunicando através de mensagens, fotos, vídeos e áudios, tendo agora um perfil empresarial.

Esta NÃO é ainda a API empresarial do WhatsApp (que está em fase Beta e permitirá enviar mensagens para pessoas que não estão nos “contatos” da empresa, mas com restrições de abordagem comercial, a menos que você pague.) mas já tem funcionalidades interessantes, para todas empresas que trabalham com o WhatsApp (no futuro, todas…)

Resposta Automática e Número Fixo

Um cliente espera tranquilamente:

  1. Até 1 dia, para uma resposta de um EMAIL
  2. Até 2 horas para uma resposta de uma interação via REDE SOCIAL
  3. Mas não esperará mais que 5 ou 10 minutos ao TELEFONE. No WHATSAPP, pode ocorrer o mesmo, caso isto não fique claro. Por isto, a dica abaixo:

Para usar o novo WhatsApp de maneira profissional, sem dar a impressão ao cliente de que suas mensagens serão respondidas em minutos, a nova versão Business já contém uma área de Ferramentas, que faz a resposta automática (Auto-Reply).

Ou seja, sua empresa não precisa mais instalar outros aplicativos de auto-resposta, pois agora é possível automatizar o envio de mensagens, como: “Seja bem-vindo a Empresa XXX”,  e até mesmo configurar o envio de mensagens rápidas, como: “/Obrigada.”, “/Foi uma prazer conversarmos”, entre outras quaisquer que atenda as necessidades da empresa. Esta ferramenta, sem dúvida, auxiliará no relacionamento e comunicação instantânea  com o cliente quando  você (ou funcionário responsável) estiver ausente ou ocupado em outras funções.

Além disso, não será necessário divulgar um novo número de contato da empresa ou adquirir um segundo chip para o smartphone, pois o WhatsApp Business pode ser instalado em aparelhos que já tem o tradicional WhatsApp (para uso pessoal) e a empresa pode utilizar seu próprio número fixo, sendo necessário somente autenticar o Código de Ativação, que poderá ser solicitado via ligação, no momento da instalação.

Dentre as principais funcionalidades do novo aplicativo, destacam-se também:

  1. Perfil da Empresa: agora é possível detalhar dados da empresa como: endereço, e-mail, site, CNPJ, segmento de atuação e horário de funcionamento, por exemplo.
  2. Métricas: é possível controlar, estatisticamente, o envio de mensagens, suas entregas e recebidos de leitura.
  3. Etiquetas: para gerenciar a organização das mensagens, é possível incluir etiquetas (marcadores) a cada conversa, classificando-as como: “Novo Cliente”, “Em Andamento”, “Pago”, “Suporte”, ou quaisquer outras de interesse da empresa.

Importante: haverá casos em que as pessoas vão tentar “ligar via WhatsApp” para sua empresa. Muito cuidado com isto. Além do impacto de ter que se ter a ligação atendida rapidamente, a linha (WhatsApp) também ficará constantemente “ocupada”.

A dica então é deixar claro, no perfil da empresa, no próprio WhatsApp Business que: “este canal não aceita ligações via WhatsApp, mas você pode ligar normalmente para o nosso número fixo, caso tenha algum assunto com maior urgência para tratar.”, por exemplo.

Ah, e claro, não se esqueça de ter um Número Mágico, para garantir o atendimento telefônico da sua empresa, 24 horas se necessário. Assim, seus clientes poderão ser respondidos via WhatsApp Business e ,quando urgente, serão sempre atendidos pelas Secretárias Compartilhadas da Prestus, que ao final de cada ligação enviarão um resumo do que foi tratado via e-mail ou SMS.

Para saber mais sobre as soluções de atendimento da Prestus, agende uma consultoria grátis. Se preferir ligue: 0800 607 1538 (atendimento 24h) ou contate nossa equipe comercial via WhatsApp Business através do número: (11) 97669-9487.

Um abraço.
Até o próximo post.


Sobre Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC.

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