Representantes e Consultores: 05 super dicas para networking!

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Networking para Consultores e Representantes

Ter um bom networking é imprescindível não só nos negócios, mas para a vida!

Bem, só reforçando, networking nada mais é do que a sua rede de contatos, sua rede de relacionamentos.

E se o networking é fundamental para todos nós, ele tem um peso muito maior para quem atua como representante ou consultor, então que tal conhecer algumas dicas para estes segmentos? Vamos a elas!

 1 – Aparecer, mas sem exageros

Falar em ter uma rede de relacionamentos, em fazer um bom networking é estar aberto para se expor, para aparecer. Parece coisa de artista… “aparecer”! Mas, não é! Porque se trata de aparecer da forma correta e sem exageros.

Bem, para “aparecer” é preciso marcar algumas reuniões, almoços e cafés, além de ficar somente atrás do telefone, e-mail ou WhatsApp. Participar de congressos, feiras e eventos do seu setor de atuação também é fundamental, pois são excelentes oportunidades para fazer um bom networking. Você também pode aceitar convites para jantares e eventos ou mesmo ser o anfitrião.

Se você é um representante ou consultor, um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é não expor demasiadamente sua vida pessoal. É preciso ter em mente que estamos falando de um networking profissional e há uma linha muito tênue entre as relações profissionais e as relações pessoais. Para tudo na vida há um limite, e esse limite deve ser percebido por você para que um comentário mais pessoal, uma pergunta sobre a vida pessoal do outro, ou, o inverso, não o exponha.

2 – Estar no mundo virtual, mas da forma correta

Ter uma conta/perfil nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e no LinkedIn é fundamental! Porém, não basta apenas estar lá, é preciso ter um perfil muito bem feito pensando que futuros clientes, parceiros e diferentes contatos profissionais vão ter acesso ao seu perfil! Será que essas pessoas precisam ver ou saber do seu churrasco no final de semana? É muito melhor que eles saibam que você participou do último congresso da sua área de atuação, não é mesmo? Para isso, avalie a possiblidade de ter um perfil pessoal e outro profissional para separar o joio do trigo. Além disso, entenda as diferentes dinâmicas, básicas, de cada rede social, por exemplo:

  • Facebook: mais voltado para a vida pessoal. Você pode ter um perfil para isso. Já para divulgar seu negócio, administre uma página empresarial.
  • Twitter: uma rede mais dinâmica, para acompanhar o que está acontecendo no mundo. Você pode selecionar perfis para seguir que tenham relação com sua área de atuação, para assim ficar mais a par do que está acontecendo no seu segmento.
  • LinkedIn: maior rede profissional atualmente. Para ajudar usuários a criarem um perfil melhor e de maior destaque, foi desenvolvido um tutorial dentro da própria rede. Basta acessá-lo, ter um pouquinho de paciência e atenção às recomendações que são feitas.

3 – Saber lidar com a ação do tempo

Construir sua rede de relacionamentos pode levar mais tempo do que você esperava. Neste sentido, deve-se tomar o cuidado, inicialmente, para não bombardear seus contatos com e-mails, ligações e mensagens de aplicativos. No mundo dos negócios algumas pessoas ganham o apelido de “spam”. Sabe aqueles e-mails que chegam a todo instante, repetidas vezes por semana, na sua caixa de entrada? Então, você não quer ser visto como um “spam”, não é mesmo?

Se você seguir corretamente os passos de se expor (fazer o contato com a pessoa) e estar nas redes sociais da forma correta, você estará fazendo, gradualmente, com que seja lembrado, para futuramente conseguir o retorno que deseja.

4 – Deixar a timidez de lado

Sabemos que a timidez faz parte do perfil de algumas pessoas e é algo difícil de conter, porém, para consultores e representantes é muito importante que a timidez não atinja um ponto que chegue a prejudicar a criação do networking.

A timidez não é um fator negativo, pelo contrário, é positiva porque atua como um dispositivo de cuidado, um dispositivo que diz até onde ir. Porém, em excesso, vai barrar uma evolução. Caso você sinta que sua timidez esteja atrapalhando seus negócios, é interessante que você procure alguma ajuda profissional, como a de um psicoterapeuta ou até mesmo aulas de teatro ou alguma outra arte que vá auxiliar no desempenho da sua oratória e expressão corporal.

5 – Manter o networking

Bem, feito tudo direitinho, networking criado e na ativa! Agora, é preciso mantê-lo! Uma das principais características de um bom networking é justamente a manutenção dos contatos, a permanência e consistência da relação. E, novamente, entramos no assunto abordado na terceira dica: manter o networking não é ser “spam”. Mas, também não é ficar seis meses sem fazer um contato com determinada pessoa.

Uma forma simples de se manter o networking, ou pelo menos ser lembrado, é mandando felicitações de aniversário ou um cartão virtual de boas festas no final do ano, de forma assertiva e sem ser invasivo.

Gostou das dicas?

Esperamos que você consiga fazer mais no seu negócio, a partir delas! E, caso você esteja precisando de uma ajudinha para melhorar a produtividade e o gerenciamento de tempo do seu negócio, para se dedicar mais à construção do seu networking, fique tranquilo e deixe com a Prestus! Nossas secretárias compartilhadas garantirão o atendimento e acolhimento dos seus clientes, com o mesmo cuidado e profissionalismo, logo no primeiro contato.

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Forte abraço e até o próximo post!

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Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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