Questões fundamentais que todo o Empreendedor deve responder

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O Brasil é tido, tradicionalmente, como um dos países mais empreendedores do mundo. Dados recentes reportam que o país ocupa a 14ª posição no ranking, realizado anualmente pelo Global Entrepreneurship Monitor, e, à primeira vista, este seria um resultado positivo.

Porém, ao avaliarmos essa lista com mais atenção, rapidamente percebemos que esta realidade não é para celebração. Países como China, Uganda e Iêmen estão na nossa frente, e na América do Sul ficamos à frente apenas de Argentina, Chile e Uruguai.

Ainda assim, segundo a mesma pesquisa, o desejo de trabalhar por conta própria, iniciando um novo negócio, é a opção ideal de carreira para 80% da população inquirida no Brasil.

E daí, a inevitável questão: como tornar este desejo em sucesso? Como garantir que todo o esforço, investimento e sacrifício, em prol de uma idéia, se concretizem em resultados positivos, tanto em termos financeiros quanto em termos de realização profissional?

Essencialmente, todo o empreendedor deve saber responder a cinco questões fundamentais, em cima das quais o projeto de negócio deve estar assente.

1 – O que é o seu Negócio?
Pode parecer simples, mas esta é, provavelmente, a definição mais importante de todas. Acima de tudo, o seu negócio é algo que você faz ou cria, e que vai resolver algum problema ou ajudar de alguma forma as pessoas.

2 – Qual o seu Modelo de Negócio?
Um pouco mais complexa do que a primeira, a resposta deve traduzir, de forma clara e coerente, como o seu negócio vai ter retorno financeiro. Como você irá vender seus serviços ou produtos? As vendas serão pela internet, em lojas ou por catálogo? E os preços? Como será a política de precificação desses produtos? Todos os custos e despesas estão identificados e considerados nessa política? Resumindo, como será a vida financeira da sua empresa?

3 – Quem são os seus Clientes e como você vai atraí-los?
Esta questão surge como uma conseqüência natural da anterior. Quando você pensa em abrir o seu Negócio, é preponderante identificar onde estão os potenciais compradores das suas soluções. Vivemos numa era de segmentação de mercado cada vez mais acentuada, e o entendimento do comportamento, necessidades e valores do seu nicho é um componente indispensável de qualquer Negócio. Só assim você vai conseguir atraí-los, através de um Planejamento de Marketing sustentado em dados estatísticos, ao invés de noções empíricas, como, infelizmente, ocorre na maioria dos casos de insucesso.

4 – O que faz o seu Negócio se destacar como único ou como o melhor?
A pergunta mais fácil é também a mais difícil. Certamente, quando imaginou abrir o seu negócio esta foi uma das primeiras reflexões. Uma idéia original, um know-how superior à concorrência, uma tecnologia revolucionária, enfim, são diversos os cenários que despertam o “lado” empreendedor de todos nós. A resposta não precisa ser algo radical ou revolucionária – mas precisa ser algo tangível e desprovido de qualquer fascinação pessoal.

5 – Como você pensa Crescer?
O sonho de abrir o seu Negócio não basta, é preciso prever, antecipar, monitorar, dissecar a realidade do Mercado para definir modelos de crescimento sustentado de longo-prazo. Como o seu Negócio vai se preparar para crescer? Como vai atender às demandas súbitas e crescentes? Como você irá liderar a sua equipe, motivar, delegar tarefas e responsabilidades, por forma a não perder oportunidades – e Clientes! Em suma, como você vai gerir o Tempo do seu Negócio?

Estas cinco questões são apenas a base para uma análise mais profunda de como transformar uma idéia de Negócio em realidade. Em nosso dia a dia, na Prestus, procuramos colaborar com empreendedores e empresas dos mais variados segmentos, portes e tempo de atividade. Mas uma coisa é oferecer uma ampla gama de soluções e serviços corporativos. Outra coisa é dividir com estes empreendedores estas questões e ajudá-los a descobrir por si mesmos, como Consultores e Assistentes Virtuais 24h por dia, atendendo todo o tipo de demandas das diversas etapas do negócio e o nosso conceito inovador de Clube de Serviços podem se tornar em si, a diferença entre você e seu maior competidor.

Empreendedores: vamos criar! Entrem em contato, e juntos descobriremos a melhor resposta para as perguntas que colocamos acima. Queremos fazer parte do seu sucesso, porque, ele é também o nosso.

Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus


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Sobre Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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