PROGRAMAS DE MENTORIA: Dicas para tirar o melhor proveito

O que você achou deste post?

Este formato de orientação ao empreendedor pode auxiliar, e muito, seus negócios!

Dicas para seu programa de mentoria

 

Já ouviu falar em “a voz da experiência”? E que é importante ouvir o que os mais velhos têm a nos dizer? Pois bem, essa é a premissa básica dos programas de mentoria para empreendedores. Oferecer orientação de quem tem muito mais bagagem do que quem está começando agora.

Do inglês “mentoring”, os programas de mentoria têm ganhado espaço no Brasil, tanto dentro das empresas por meio da atuação dos departamentos de recursos humanos, quanto por entidades que auxiliam pequenos e médios empreendedores.

Se você nunca pensou em buscar por um programa de mentoria, está na hora de avaliar a possibilidade. E quando o fizer, lembre-se destas dicas valiosas:

 1 – Saiba o que você quer saber!

Você precisa chegar no seu programa de mentoria sabendo o que você precisa saber! Sim, você precisa ter em mãos todas as suas dúvidas com relação à estratégia do seu negócio, todas as questões sobre processos e procedimentos, enfim, tudo aquilo que você gostaria de saber para tocar seu negócio de uma forma mais profissional e estratégica. Portanto, papel e caneta (mas pode ser também o Word do seu computador) e mãos à obra, anotando tudo que vem à cabeça para perguntar ao seu futuro mentor.

2 – Descubra como ajudar o seu mentor!

Pois é, nesse processo, não é só o seu mentor quem vai lhe ajudar. Você também precisa ajuda-lo para que ele tenha subsídios para lhe dar a melhor orientação. Então, pergunte a ele de que forma você pode auxiliar o processo de mentoria, de que forma mais você pode contribuir. O simples fato de você se mostrar disposto a contribuir pode fazer o programa fluir muito mais a seu favor.

3 – Conte também as coisas boas!

Compartilhe em seu programa de mentoria também as coisas boas, as conquistas, conte os caminhos que trilhou para fazer você chegar até onde está, com certeza os seus pontos positivos vão auxiliar seu mentor a trilhar o melhor caminho de orientação, já que ele vai conseguir enxergar também seus pontos fortes e, assim, potencializá-los.

4 – Faça a lição de casa!

Se você está participando de um programa de mentoria que vai auxiliar você e sua carreira, sua empresa, seus negócios, você precisa fazer a lição de casa! Anote aquela dica de leitura ou filme citado em uma conversa mais informal com seu mentor, não deixe de levantar todas as informações que ele lhe pede, um programa de mentoria é feito de mentor e mentorado, portanto, faça sua parte também.

Mas, se você absorver o mundo da sua empresa, possivelmente não vai ter tempo para se dedicar ao seu programa de mentoria. Para te ajudar a ter mais tempo para a mentoria, a Prestus Secretárias Compartilhadas pode auxiliar significativamente os seus negócios, realizando o atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, se necessário. Quer saber como funciona esta e outras funcionalidades da Prestus? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou, se preferir, visite nosso site.

Bons negócios, boa mentoria e até próximo post.


Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *