Por

Marketing

Publicado - 18/05/2022

Conheça 5 passos para aplicar um planejamento estratégico de marketing no seu negócio

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

 

Com todas as possibilidades de sucesso existentes no cenário digital, ter um bom planejamento estratégico de marketing é fundamental para qualquer empresa, não importa o porte, que queira surfar nessa onda e posicionar bem sua marca na internet.

Longe de ser um bicho de sete cabeças, desenvolver uma boa estratégia depende que alguns passos essenciais sejam seguidos com disciplina. 

E o principal: um bom conhecimento sobre seu segmento de atuação, público-alvo e o valor que sua empresa pode entregar diante dessas circunstâncias.

Diante disso, preparamos um passo a passo com cinco dicas de como fazer um planejamento estratégico de marketing para seu negócio. Ficou curioso? Leia o conteúdo até o fim para entender melhor!

5 passos para um planejamento estratégico de marketing

  1. Conheça o mercado e seus principais concorrentes

O primeiro passo no planejamento estratégico de marketing é fazer uma pesquisa e conhecer bem o funcionamento e principais demandas do seu segmento de atuação. Nesse sentido, o ponto fundamental é saber quem são seus principais concorrentes e players do mercado.

Sendo assim, é preciso tanto analisar a estratégia dos seus concorrentes, como diferenciais e principais canais de comunicação. Também é importante reconhecer seus pontos falhos e feedbacks negativos do público em relação a essas empresas.

Dessa forma, tendo um panorama geral do que funciona e não funciona, sua empresa pode enxergar lacunas que precisam ser aprimoradas e se espelhar em fórmulas que obtiveram grande sucesso.

  1. Conheça seu público-alvo

Tão importante quanto conhecer os principais players de mercado é também entender profundamente o principal bem que toda organização possui: seus clientes.

Afinal, quem é seu público-alvo? Qual a faixa-etária, gênero, poder aquisitivo, localização geográfica e profissão? Ele é usuário ativo de e-commerce ou prefere fazer suas compras em shopping centers ou lojas físicas?

Perguntas que nem essa geram respostas extremamente relevantes. Pois é a partir delas que você pode desenvolver, por exemplo, uma persona. E o que é isso? É basicamente um personagem fictício que reúne todas as características essenciais que um cliente de sua loja teria.

Dessa forma, a equipe de marketing terá todos os insumos e informações necessárias para orientar suas campanhas de forma mais assertiva e, assim, conquistar leads para as equipes de vendas.

  1. Defina seu posicionamento de marca

O terceiro ponto do nosso passo a passo de planejamento e gestão estratégica de marketing é o posicionamento de marca. Afinal, com as informações coletadas na etapa 1 e 2, você já tem os insumos necessários para isso.

De acordo com os pontos fracos e fortes de seus concorrentes e de entender as demandas do público-alvo, de que forma sua empresa quer se diferenciar para atrair mais compradores? 

Qual valor seu produto vai entregar? Você vai privilegiar preços mais acessíveis ou produtos premium mais exclusivos e caros? Qual linguagem e canais sua empresa vai utilizar para se comunicar com sua audiência?

Enfim, qual diferencial você vai explorar no posicionamento de sua marca para atrair mais clientes? Todas essas perguntas são fundamentais para um marketing estratégico de fato.

  1. Elabore um plano de ação

Por fim, chegou o momento de elaborar um plano de ação. Nessa etapa, é importante definir algumas diretrizes, como:

  • estipular metas e prazos para alcançá-las;
  • calcular valores a serem investidos em anúncios pagos e ações específicas;
  • e definir quantos funcionários e quais canais de marketing serão explorados;

Em suma, esse é o momento de preparar as peças no tabuleiro para lançar sua campanha de marketing no mundo e colher os frutos de sua pesquisa e planejamento.

E o principal: ter um planejamento estratégico de marketing bem definido é como ter um mapa às mãos para guiar os passos da sua campanha e, assim, não deixar o trem sair dos trilhos. É nele, por fim, que você vai traçar seus objetivos e metas para motivar sua equipa e orientar as ações do cotidiano.

  1. Monitore os resultados

Por fim e não menos importante: monitore periodicamente seus resultados com métricas e indicadores tangíveis. Dessa forma, você pode acompanhar todo o processo e checar o que está dando certo e está dando errado.

Afinal, em tempos tão fluidos e dinâmicos em virtude da transformação digital e da convergência de mercados na internet, não existem valores absolutos. Qualquer pilar que orientava sua campanha até ontem pode estar defasado já no dia de amanhã.

Portanto, monitorar periodicamente seus resultados é também uma oportunidade de aprimorar constantemente seu planejamento estratégico de marketing.

Gostou do conteúdo? O que achou do nosso passo a passo? Em tempos de concorrência tão agressiva no cenário digital, contar com um bom planejamento de marketing e ferramentas de suporte para expandir a presença de sua marca na internet é fundamental.

Por isso, além de conhecer todas as variáveis do seu segmento de atuação, você também pode contar com o apoio de plataformas de vendas online para levar seus produtos e serviços ao máximo de pessoas possível.

Boas vendas!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.