Indicações: 3 dicas de como conseguir, em advocacia

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Indicações e o famoso “boca-a-boca” ainda são os principais meios de se conseguir clientes em advocacia? SIM! Saiba como conseguir mais.

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Devido as limitações reguladas pela OAB, muitas vezes, advogados e escritórios precisam deixar de lado alguns tipos de ações de marketing e de publicidade que promovem ou comunicam deliberadamente o seu negócio. Pensando nisto, certamente você já deve ter se questionado: Mas como fazer para conseguir novos clientes? Ou então: Como fazer com que o meu negócio não fique estagnado?

Realizamos uma pesquisa, neste ano, onde diversos profissionais foram entrevistados e foram unânimes:  indicações e o famoso “boca-a-boca” ainda são seus principais meios de se conseguir novos clientes. Talvez, isso não seja uma novidade e a grande questão é: COMO conseguir essas indicações? Para ajudar você, listamos algumas estratégias que funcionam não somente para receber indicações, mas também como forma de garantir a fidelização dos clientes atuais e o crescimento do seu negócio. Vamos a elas:

Estratégias para conseguir indicações em advocacia:

  1. Ativos de atualização cadastral: parece um tanto quanto desnecessário realizar ligações para os clientes já cadastrados, não é mesmo? Mas a questão não é a de ter os dados atualizados, em si, mas sim, a de não deixar que seu cliente se “esqueça” da proximidade que tem com seu escritório. Para que isso não ocorra, faça, pelo menos semestralmente ou anualmente, um contato e permaneça ativo na “lembrança” (top-of-mind) de seus clientes. Este contato não é para oferecer serviços, nem para saber se eles estão enfrentando algum problema, mas sim para lembrá-los de que você está lá, interessado neles, e disposto a ajudá-los sempre!

DICAS: Esta atividade pode ser terceirizada para Secretárias Compartilhadas, que ligam e se identificam em nome do seu escritório, confirmando um ou dois dados rápidos de cadastro. Outra dica é, além disso, programar SMS’s para todos os celulares que entraram em contato com seu escritório, para que recebam automaticamente, 6 meses depois, por exemplo, um SMS de incentivo. Exemplo: “Faz 12 meses que você nos ligou. Alguma nova dúvida ou questão? Responda a esta mensagem e entraremos em contato. A&B Associados” (128 caracteres. Um SMS permite até 145!). Interessado? Converse com a gente!

  1. Buscas pela internet: pode até parecer que não, mas ainda há muitos profissionais que se encontram desconectados do meio digital. Como dissemos anteriormente, é praticamente impossível nos desvincularmos do uso da tecnologia, hoje em dia. Então, porque não usá-la a seu favor? Não estamos falando de ANUNCIAR no Google, mas sim de ter um blog, um website e publicar artigos, com assuntos que você domina, na sua especialidade. Isto ajuda clientes a encontrarem o profissional ideal para o caso que precisam lidar. Gerar conteúdos que clientes específicos gostariam de encontrar na internet, manter-se atualizado sobre quais temas tem tido mais procura, compartilhar o que você sabe de melhor e esclarecer dúvidas postadas, é uma forma muito mais moderna de advogar (e conquistar clientes por marketing de atração ou “Inbound Marketing”!). Conteúdos assim deixam também clara a importância da contratação de quem entende daquele assunto. Quem procurar, ficará satisfeito por ter encontrado você e seu escritório!

DICA: Coloque o número de contato do seu escritório em destaque, no topo do blog/site.

  1. Participação em feiras e convenções: nada melhor do que estar no lugar certo, na hora certa, não é mesmo?! Participar de eventos como: feiras, convenções, seminários, palestras, cursos etc. são ótimas oportunidades para se fazer networking! Você estará rodeado de pessoas que podem estar interessadas em assuntos da sua área de atuação. Nestas ocasiões, aproveite a oportunidade para se apresentar, e principalmente se interessar pelos outros! Investir em networking não significa apenas ter mais contatos, é ter também contatos de melhor qualidade, para ampliar sua rede de indicações.

Gostou das dicas? Esperamos que você consiga extrair melhores resultados do seu negócio, a partir delas!

Um abraço,
Até o próximo post.

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Sobre Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC.

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