Por

Empreendedorismo

Publicado - 08/06/2021

Contabilidade online: o que é e como funciona um escritório virtual?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

Você já ouviu falar sobre contabilidade online? Graças à transformação digital, diferentes segmentos foram inseridos no mundo virtual, inclusive a área contábil. Saiba mais sobre o que é e como funciona.

O que é contabilidade online

A internet trouxe uma série de vantagens para todos nós. Proximidade dos amigos e familiares que residem em outros locais, novas opções de entretenimento e compartilhamento de informação são apenas alguns dos aspectos que contribuem cada vez mais para uma melhor qualidade de vida.

Além disso, novos serviços, criados para facilitar a vida de quem mantém uma rotina diária em que o tempo sempre parece faltar, começam a conquistar cada vez mais a confiança de pessoas físicas e jurídicas, à medida que seus benefícios ficam evidentes.

Um bom exemplo disso é a relação com o escritório de contabilidade, que é parte integrante do leque de fornecedores dos quais dependemos para uma imensidão de tarefas e compromissos, tanto a nível profissional como pessoal, em casos de dúvidas e problemas por resolver.

Só que dificilmente teremos tempo para uma visita ao escritório de contabilidade, quando moramos em grandes cidades, e temos já a nossa agenda diária repleta de compromissos e obrigações.

Por conta disso, entender o que é contabilidade online, como funciona e quais os benefícios desse serviço é essencial para a sua empresa. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!

O que é e como funciona a contabilidade online?

A tecnologia trouxe inúmeras possibilidades para diferentes segmentos e a gestão contábil não poderia ficar de fora disso, com transformações que impactam não apenas o acesso a novos clientes, mas na própria otimização das tarefas realizadas.

Por isso, entender o que é contabilidade online pode trazer várias vantagens para o seu negócio. Basicamente, nada mais é a realização do serviço de contabilidade através de um sistema ou de outras ferramentas digitais.

Ou seja, tudo o que um escritório de contabilidade já está acostumado a fazer em relação à gestão contábil (seja fiscal ou financeira de outras empresas), mas agora de forma virtual.

Então, ao invés de você precisar encontrar um escritório de contabilidade que fique na sua cidade para entregar documentos ou ter reuniões, agora você pode fazer tudo isso de maneira digital.

O escritório virtual de contabilidade traz a vantagem de poder encontrar a melhor empresa para cuidar da gestão contábil do seu negócio, indo muito além da localização, mas preocupando-se principalmente com o custo-benefício e com os serviços que entregam.

Leia também: Empreendedor, fique atento à contabilidade do seu negócio!

Agora que você já sabe o que é contabilidade online, vamos entender alguns dos seus benefícios.

Transformação digital na contabilidade

Como falamos, a transformação digital veio para inúmeros segmentos. Isso permite que as funções antes realizadas apenas pessoalmente, hoje podem ser resolvidas com muito menos burocracia e com mais praticidade.

Graças aos inúmeros softwares, plataformas e ferramentas, muitas das tarefas podem ser automatizadas, permitindo que os contadores foquem nas questões mais importantes, além de promover um melhor relacionamento com os seus clientes.

Otimização do tempo

Você não precisa mais se preocupar em ter que enviar documentos pessoalmente ou até mesmo depender de motoboys para isso. Afinal, tudo pode ser digitalizado e enviado por e-mail (ou por plataformas específicas).

Além disso, hoje também contamos com assinaturas digitais, o que torna todos os processos muito mais fáceis e eficientes. São apenas vantagens, não é mesmo?

Informações centralizadas

Depender de papéis e ficar horas procurando por algum documento não faz mais parte da realidade da contabilidade online. Isso porque é possível ter todos os dados e informações importantes centralizados em apenas um sistema, o que facilita tanto para a empresa de contabilidade quanto para o seu negócio.

Quais as vantagens de terceirizar esse serviço?

A boa notícia é que alguns destes escritórios de contabilidade já se despontam como altamente adaptados a este mundo virtual. 

Assim como a Prestus, com o serviço de terceirização do atendimento telefônico, o objetivo é que pequenas e médias empresas tenham alguém de confiança para realizar essas atividades, sem precisar contratar novos funcionários para isso.

Com a contabilidade online, o atendimento é totalmente virtual:

  • Envio de documentos em formato eletrônico (scan); 
  • Importação automática de notas fiscais eletrônicas emitidas; 
  • Fechamento através de portal web. 

As vantagens estão na otimização de tempo dos seus funcionários, já que não precisam se preocupar com tarefas extras, além de focar no que realmente importa: o relacionamento com o cliente. Além disso, poder contar com profissionais qualificados para realizar essas atividades.

A Prestus também conta com o serviço de pós-venda em nome do seu negócio através das Secretárias Compartilhadas.