EMPREENDEDOR: Contraiu dívidas? Confira estas 05 dicas para sair do sufoco

O que você achou deste post?

Saiba como reorganizar as finanças do seu negócio

DÍVIDA! Palavra assustadora, mas que, infelizmente, faz parte da realidade de muitas pessoas físicas e jurídicas.

No último ano, segundo o Serasa Experian, o Brasil teve seu recorde de empresas endividadas desde março de 2015. Ao todo, foram 5,11 milhões de empresas com o “nome sujo” na praça, gerando um total de R$ 121,1 bilhões de dívidas de empresas no país.

Ter dívidas no nome da sua empresa só lhe causa prejuízos e sobre isso nem precisamos falar muito, você não consegue adquirir, por exemplo, empréstimos bancários para investimento no seu negócio.

Para que você não faça parte dos próximos dados levantados pela Serasa (ou então, não continue fazendo parte destes dados), confira estas dicas para sair do sufoco:

1 – Acompanhe, de perto, a gestão financeira do seu negócio

Você pode até ter um escritório de contabilidade de total confiança ou um funcionário igualmente confiável cuidando das contas da sua empresa, porém, não se trata apenas de confiança, às vezes, cometem-se erros na gestão financeira, como perder prazos de pagamentos de tributos, o que gera juros e multas, ou seja, lá vai um dinheiro saindo do seu caixa e que não estava programado. Portanto, não custa nada você tirar algumas horas da sua agenda para dar uma olhada geral no caixa da sua empresa e trocar algumas ideias com o responsável pelas finanças. Afinal de contas, olhando de fora, você até pode enxergar algo que esteja passando batido por outros olhos.

2 – Reduza gastos com fornecedores

Periodicamente, reavalie custos de fornecedores, por exemplo, gráficas, logística e tantos outros prestadores de serviços. Troque ideias com outras empresas para obter indicações de fornecedores e faça comparativos de preços. Às vezes, apenas por você estar sendo bem atendido acaba ficando com determinado fornecedor, mas, de repente pode estar pagando muito mais caro por algo que você teria em outro lugar, por preços mais acessíveis.

3 – Passe no banco para conversar com seu gerente

Marque um café com o gerente da conta da sua empresa para trocar ideias, pegar dicas sobre aplicações e investimentos mais adequados ao seu perfil. Nada melhor do que o olhar de um profissional que respira finanças no dia a dia. Você pode estar investindo errado e perdendo rendimento, por exemplo.

4 – Reduza os gastos com telefonia e internet

Sabemos que os serviços de telefonia e internet não são dos melhores no Brasil, são caros e de qualidade baixa. Mas, para empresas, há planos específicos que podem baratear muito os custos e aumentar a qualidade do serviço, por exemplo, com um plano que permite mais velocidade de internet e chamadas grátis para todo o Brasil. Muitos empreendedores começam seus negócios e acabam utilizando os planos de telefonia e internet que já tinham para pessoa física, mas vale muito a pena consultar os planos empresariais em diferentes operadoras.

Outra dica valiosa é deixar com a Prestus Secretárias Compartilhadas o atendimento telefônico da sua empresa, assim, você troca os gastos com folha de pagamento por um investimento de R$ 490,00 mensais, para ter um atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, com uma equipe especializada e treinada, disponível 24 horas por dia, se necessário! Assim você terá tempo para se dedicar à estratégia do seu negócio. Quer saber como funciona? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas para descobrir como otimizar o atendimento do seu negócio.

5 – Se necessário, acione um profissional de gestão financeira

Se a coisa ficou feia e você não sabe nem por onde começar, é interessante consultar um profissional de gestão financeira. Aí você se questiona: “Mas, como vou pagar um profissional se estou endividado?” Um profissional vai lhe dar o direcionamento correto sobre renegociações, captação de recursos, revisão de todo o orçamento e isso, certamente, vai gerar o valor necessário para o pagamento dos serviços contratados.

Fique atendo às finanças da sua empresa, pois elas são a base do seu negócio!

Desejamos sucesso em seus negócios!

Um abraço e até a próxima leitura!


Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *