CONHEÇA AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE UMA SECRETÁRIA VIRTUAL PRECISA TER

O que você achou deste post?

Se você pretende se lançar na carreira de secretária virtual, fique atenta a estas dicas

As secretárias virtuais ou assistentes virtuais estão longe de serem apenas operacionais, elas são táticas e estratégicas para os negócios.

São peças fundamentais, já que são o cartão de visita de uma empresa, seja ela micro, pequena, média ou de grande porte, não importa, a secretária virtual é quem vai passar a primeira impressão a respeito daquela empresa.

As habilidades de uma secretária

A carreira de secretária virtual está em ascensão em um mercado que, cada vez mais, demanda por essa profissional. São 23 milhões de pessoas que integram, no Brasil, a categoria dos trabalhadores por conta própria, segundo pesquisa recém divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número, apesar de ter ficado estável em relação ao trimestre anterior (janeiro a março de 2018), registrou alta de 2,5% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O que representa um montante de 555 mil pessoas a mais que passaram a empreender em um cenário econômico instável.

Ou seja, quanto mais pessoas empreendendo, trabalhando por conta própria, abrindo seus próprios negócios, mais uma secretária virtual é necessária. Mas, ela precisa ser profissionalizada para atender a este mercado em alta.

Acompanhe as principais habilidades que uma secretária virtual precisa ter para desempenhar bem seu trabalho.

1) ORGANIZAÇÃO

Falou em secretária logo pensamos em uma pessoa extremamente organizada. E é isso mesmo, organização é a chave do sucesso para uma excelente secretária virtual. As informações principais sobre a empresa precisam estar a postos para que a secretária virtual possa atender às ligações e responder aos e-mails. O que muitos veem como uma possível chatice, é, na verdade, otimização de tempo. Disciplina e organização permitem que você ganhe tempo, já que não terá que caçar informações sem ao menos saber por onde começar. Portanto, se essa habilidade não está bem desenvolvida no seu perfil, é importante se organizar até mesmo para fazer um curso que aborde o tema.

2) GESTÃO DO TEMPO

Também tem relação direta com a organização. Uma secretária virtual precisa saber gerir seu tempo no trabalho muito bem para que não haja retrabalho, o que gera uma carga de estresse muito alta. Uma secretária virtual que ganha tempo, ganha, também, qualidade de vida em seu trabalho. Há muitas ferramentas e aplicativos que podem ser baixados para auxiliar a gestão do tempo, além de cursos sobre o tema.

3) EMPATIA POR PESSOAS

Se você não é muito chegada a trabalhar diretamente com pessoas, a fazer atendimento, então, certamente a área de secretária virtual não é para você, já que, ao longo de um dia, você vai, basicamente, atender a pessoas, seja por telefone, por e-mail e até mesmo pelos canais das redes sociais da empresa. É preciso ter empatia, simpatia, paciência e receptividade para lidar com diferentes personalidades e humores. Por isso, antes de assumir o papel de secretária virtual, vale fazer uma autoanálise sobre seu interesse por trabalhar com pessoas. É o mesmo que uma pessoa que odeia números trabalhar na contabilidade ou uma pessoa que não gosta nadinha de escrever ter que trabalhar com textos, fatalmente não vai dar certo!

Por fim, mas não menos importante…

Além das dicas acima, você certamente vai se profissionalizar muito mais atuando em uma empresa especializada em assistentes virtuais, como é o caso da Prestus Secretárias Compartilhadas, que conta com uma equipe especializada no atendimento de clientes remotamente.

A Prestus auxilia significativamente os negócios de seus clientes e potenciais clientes, realizando o atendimento receptivo e ativo em nome da empresa, 24 horas por dia, se necessário, além da realização de tarefas administrativas.

Se você quiser trabalhar na Prestus como assistente virtual, basta entrar em contato. E para quem deseja conhecer a Prestus para atendimento de suas ligações ou realização de tarefas, basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou ainda, se preferir, visite nosso site.

Um abraço e até o próximo post!


Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *