COMPARTILHAMENTO: Conceito que veio para ficar no mundo corporativo

O que você achou deste post?

COMPARTILHAR – (Verbo transitivo). Ter ou tomar parte em; participar de; compartir; arcar juntamente; partilhar com. Sinônimos: associar, dividir, repartir, compartir, partilhar, distribuir. (Fonte: Minidicionário Aurélio, p. 115, Ed. Nova Fronteira).  http://www.sinonimos.com.br.

 

Espaços de compartilhamento de trabalho são cada vez mais utilizados no mundo corporativo
Espaços de compartilhamento de trabalho são cada vez mais utilizados no mundo corporativo. Imagem: Pixabay.

É possível fazer algo atualmente sem que o conceito de compartilhar seja aplicado em nossas vidas? Definitivamente, não! Se você tomou seu café da manhã sozinho, sendo o mais solitário dos seres em uma padaria vazia, ainda sim você passou pelo conceito de compartilhar. Isso aconteceu quando alguém colheu o grão do seu café, quando alguém transportou seu café até chegar àquela padaria, quando seu café foi feito por outra pessoa e, finalmente, chegou até sua boca. Por meio de ações que, à primeira vista parecem isoladas, houve o ato de participar, partilhar, distribuir, ou seja, o ato de compartilhar.

Cada vez mais este conceito vem sendo aplicado também ao mundo corporativo. Você já ouviu falar, por exemplo, em ambientes de coworking? Do inglês “trabalho compartilhado”, são espaços de trabalho que podem ser utilizados por diferentes profissionais de segmentos distintos, de várias empresas ao mesmo tempo. É muito utilizado por autônomos, empreendedores, proprietários de pequenos e médios negócios e prestadores de serviços que não necessitam de um espaço físico grande para estoque ou linha de montagem, por exemplo.

Estes espaços são compostos por toda infraestrutura necessária, como: mesas e cadeiras confortáveis, gaveteiros, internet, impressora, salas de reuniões para receber clientes, serviços de manutenção e limpeza, etc.

A busca pelo coworking tem aumentado no Brasil como forma de reduzir despesas operacionais, já que se paga uma mensalidade que sai bem mais em conta do que alugar um escritório externo com toda infraestrutura. Daí o conceito de compartilhamento.

Em 2016 houve um crescimento de 52% nos espaços de coworking, segundo dados do Censo Coworking Brasil, feito pelo Movebla e Ekonomio em parceria com Coworking Brasil.

Outro serviço de compartilhamento muito utilizado no mundo corporativo é o de secretárias compartilhadas, assim como o coworking é uma alternativa para redução de custos e otimização de processos. Inclusive, muitos espaços de coworking utilizam as secretárias compartilhadas, que são treinadas para atender a cada uma das empresas que atuam dentro daquele espaço.

Na Prestus, as secretárias compartilhadas dão atendimento humanizado (não se trata de atendimento eletrônico), em nome da sua empresa, como se ela estivesse fisicamente na sua empresa. Além disso, não se trata de “anotar o recado”, apenas, mas de assistentes que acolhem toda a necessidade do cliente, já no primeiro contato, podendo, inclusive, agendar reuniões, consultas (para consultórios médicos, dentários, clínicas de estética e afins), informar sobre preços, formas de pagamento, etc. Um bom primeiro atendimento significa não perder o negócio e já encaminhar a solicitação tratada ao departamento correto.

Com isso, podemos ter a certeza de que o conceito de compartilhamento no mundo corporativo veio para ficar!

Para saber mais sobre nossos serviços de secretárias compartilhadas acesse www.prestus.com.br.

Um forte abraço e até o próximo post!

blog


Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *