Como expandir sua rede de franquias e manter o atendimento personalizado

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Planejar a expansão de franquias sem deixar de lado o atendimento personalizado e a satisfação do cliente parece desafiador. Entenda como não é impossível.

Falar em expansão de franquias e em atendimento personalizado podem parecer coisas distintas. Mas com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente, é preciso repensar a forma de abordar e de tratar os clientes. Afinal, eles não querem ser apenas mais um no meio da multidão e sim se sentirem especiais.

Vamos a um exemplo prático para demonstrar melhor a importância disso. Já percebeu como você dificilmente volta àquela loja que não prestou um bom atendimento? Além de não retornar ao estabelecimento também evita fazer recomendações dele para os seus amigos. Acertamos?

A mesma situação acontece com as redes de franquias em expansão que ainda não conhecem a importância de realizar atendimento personalizado ao cliente. Provavelmente perdem o interesse dos leads capturados e ficam cada vez mais distantes de seus consumidores quando começam a crescer.

Confira algumas dicas para fortalecer o relacionamento com os clientes de sua rede de franquias e, assim, oferecer atendimento personalizado. Uma prática que ainda não é vista como prioridade pela maioria das empresas e pode se tornar um diferencial competitivo para o seu negócio!

Faça a padronização da sua rede de franquias

Padronizar o atendimento, a produção e a entrega de serviços favorece o reconhecimento da marca diante de seu público. Também garante que o mesmo padrão de qualidade das unidades mais antigas sejam mantidas, assim como a confiança dos clientes.

Invista em treinamentos para que as unidades saibam como prestar atendimento personalizado da melhor forma possível

Realizar treinamentos junto aos franqueados facilita a transmissão de know-how da franqueadora e a padronização de franquias. E com o avanço da internet essas capacitações podem ser feitas até mesmo pelo ensino a distância (EAD).

Dê suporte aos seus franqueados

Para garantir que tudo ocorra dentro do previsto é papel do franqueador estar de olho no funcionamento das unidades de franquia. Por isso é fundamental estar aberto ao diálogo com os franqueados, oferecer suporte principalmente em seus primeiros meses de trabalho e a resolver eventuais problemas que possam surgir. Uma forma de manter a qualidade das operações da sua rede de franquias.

Use a tecnologia em benefício da expansão de franquias

Sabia que os principais problemas de uma rede franqueadora podem ser resolvidos com o uso da tecnologia? Já existem no mercado soluções que facilitam o suporte à rede de franquias, às demandas dos franqueados e também o atendimento aos clientes.

Uma delas é a Central do Franqueado, uma plataforma que ajuda a promover o engajamento da rede de franquias com as suas unidades. Permite ainda o monitoramento do atendimento e suporte prestados, a centralização das informações sobre a operação e a interação com os franqueados.

Outra solução é a Prestus, que pode facilitar ainda mais a sua busca pelo atendimento personalizado aos seus clientes. A empresa oferece uma secretária e assistente virtual que trabalha em nome de sua rede de franquias e oferece o mesmo carinho. Conheça os planos oferecidos, escolha aquele que melhor atende às suas necessidades e boas vendas!

Guest post escrito pela equipe da Central do Franqueado, plataforma digital de gestão de franquias com suas unidades.  Saiba mais sobre como promover o engajamento da sua rede de franquias.


Sobre Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC.

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