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Empreendedorismo

Publicado - 09/02/2023

Vencer a concorrência: dicas para sair na frente com o atendimento

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

Desde sempre, os empresários se perguntam qual a melhor forma de vencer a concorrência. E a dúvida mais frequente é: “onde eu vou concentrar esforços e investimentos para vencer?”

No entanto, não existe uma resposta única para essa pergunta. Dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, pode ser mais vantajoso investir em um bom atendimento ao cliente do que simplesmente reduzir os preços. 

Neste artigo, discutiremos algumas das principais razões pelas quais o atendimento ao cliente pode ser a chave de sucesso na luta contra a concorrência.

O que fazer para vencer a concorrência

1. Invista no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma parte importantíssima para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, sem um bom atendimento, fica difícil fidelizar os clientes e conquistar novos. 

Oferecer um bom atendimento significa estar disposto a vender, resolver problemas e tirar dúvidas, tudo isso de forma rápida, transparente e cordial. 

Quando um cliente se sente bem atendido, na maioria das vezes ele para de procurar outras empresas e fecha com a sua, simplesmente porque se sentiu importante e valorizado com seu atendimento. 

Assim, o atendimento representa um grande potencial de vendas para as empresas. E logo, um grande fator para vencer a concorrência. 

Portanto, vale refletir: quais investimentos valem a pena para garantir uma experiência excelente de atendimento? É possível selecionar ações que custam pouco e retornam muito valor? 

A resposta é SIM, e vamos mostrar como fazer isto a seguir.

2. Aumente a eficiência do seu time de vendas

Antes de mais nada, para ter uma equipe de vendas bem-sucedida e que saia na frente da concorrência, você pode precisar rever a maneira como ela está sendo conduzida. 

Aqui estão algumas dicas para aumentar a eficiência do atendimento do seu time de vendas:

  • Não deixe seu cliente esperando para ser atendido. Defina uma regra de número de toques máximo no atendimento telefônico. Por exemplo: qualquer pessoa da empresa deve atender se o telefone já tiver tocado mais de 3 toques.
  • Se você não quer aumentar o número de vendedores, pense em contratar pelo menos um serviço que atenda as ligações que transbordarem (não forem atendidas), como a Prestus que tem o serviço de Secretárias Compartilhadas.
  • Defina um tempo máximo, entre 3 e 15 minutos, para que os vendedores liguem para clientes que entraram em contato através do seu site, e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
  • Por último, e ainda mais importante, simplifique o processo de vendas eliminando etapas desnecessárias ou redundantes. Por exemplo, um bot de WhatsApp pode rapidamente tirar as dúvidas mais comuns e, ao mesmo tempo, o bot pode ligar para os celulares dos vendedores, colocando eles em contato sempre que um lead quente for identificado.

3. Agilize processos de atendimento para vencer a concorrência

Outro modo de vencer a concorrência, é ter processos ágeis que otimizam esforços básicos para que você invista seu tempo em garantir a qualidade do seu produto/serviço. Vamos de passo a passo:

  1. Revise seu fluxo de atendimento para eliminar atividades desnecessárias ou ineficientes, como o item 4 no tópico acima.

  2. Avalie as tecnologias disponíveis, para garantir uma ótima experiência de atendimento, mesmo com os funcionários atuando em home office.

  3. Mude para um modelo de negócio mais enxuto, se possível. Contrate secretárias remotas, para fazer o primeiro atendimento de seus clientes e/ou fazer a triagem dos melhores leads para os vendedores

  4. Dê prioridade à automação de marketing e de vendas, que permitem maior eficiência nos processos.

Como vender mais que a concorrência?

Por fim, a chave para vender mais e ganhar da concorrência é agregar um bom valor aos seus clientes. Ou seja, vender produtos de qualidade e ter clientes dispostos a pagar mais, em especial, quando experimentam um bom atendimento. 

Como também, equilibrar tecnologias que apoiam o time comercial, e ao mesmo tempo, garantir que os bons leads recebam retornos rápidos que permitam à sua empresa ter uma grande vantagem sobre a concorrência. 

Ou seja, se você quer vencer a concorrência, comece oferecendo atendimento personalizado e disponível (24 horas por dia, aproveitando a terceirização), para então gerar a confiança e fidelização dos clientes que ainda estão indecisos entre sua empresa e a concorrência.

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