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Atendimento ao cliente

Publicado - 15/05/2020

Como a terceirização do atendimento telefônico pode ajudar a reduzir custos

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

 

A terceirização do atendimento é uma ação estratégica que visa à redução de custos e o aumento da qualidade no serviço da sua empresa.

A terceirização do atendimento tem crescido cada vez mais no país. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 4 milhões de pessoas são empregados de forma terceirizada, pois a mesma pode ser observada como uma ação estratégica dentro dos negócios, visando à redução de custos e o aumento da qualidade no serviço executado que eventualmente, se este ocorresse dentro da instituição, não seria tão eficaz.

Atualmente, existe uma grande demanda de serviços terceirizados, e a maioria é executada por pequenas empresas, possibilitando um leque de oportunidades e funções diferentes que podem ser contratadas por outras empresas que buscam impulsionar o seu negócio, pois estas entendem as vantagens deste tipo de serviço.

Contudo, neste conteúdo você vai poder entender como a terceirização do atendimento também é uma grande oportunidade para o crescimento e para redução de custos. Vamos lá?!

O que é a terceirização de serviços?

Terceirização é um modelo de negócio onde uma empresa contrata outra para realizar determinada atividade, é uma relação B2B (business to business: empresa para empresa). Normalmente é encontrada em prestações de serviços como segurança, limpeza, portaria ou recepção. No entanto, o aumento da demanda tem resultado cada vez mais em empresas terceirizadas que desempenham atividades diferenciadas.

Outro ponto sobre a terceirização, é que uma das maiores razões do seu crescimento é a redução de custos por ela proporcionada. Nós iremos ver mais sobre este ponto a seguir. 

Como funciona a terceirização do atendimento telefônico?

O atendimento telefônico também é um serviço que pode ser terceirizado, não somente por empresas de grande porte, mas também por micro ou pequenas empresas.

O serviço de atendimento funciona de uma forma prática! Logo ao contratá-lo, você recebe um número fixo para divulgar em seus materiais, site e rede sociais. Caso já tenha um número, irá receber um novo que sirva de ponte para a equipe atender a todos que ligam para o seu negócio.

Para que a empresa contratada realize o atendimento, antes, você precisará analisar quais são suas necessidades, como por exemplo:

Você precisa que a terceirizada realize todos os atendimentos ou apenas parte deles, após o horário comercial  (visto que as empresas prestadoras deste serviço atuam 24 horas).

Ou, ainda, que apenas recepcione as chamadas que são redirecionadas quando o seu telefone estiver ocupado ou o responsável não possa atender naquele momento.

Sabendo disso, você pode contar com as Secretárias Virtuais para atenderem em nome do seu negócio, e assim sua empresa pode dar continuidade no atendimento.

Guia visual: 10 dicas de como vender mais com secretárias compartilhadas

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Como a terceirização do atendimento ajuda a reduzir custos?

A terceirização do atendimento é um investimento! Além de promover a economia, você conta com uma equipe treinada para trabalhar pelo seu negócio, além de todos os recursos que são oferecidos.

Conheça a seguir, mais afundo, como a terceirização do atendimento telefônico ajuda a reduzir custos:

Economia com Recursos Humanos

Quando você contrata uma prestadora de serviços para o seu negócio, ao invés de realizar contratações individuais e arcar com encargos trabalhistas, sua empresa apenas paga pelo serviço contratado, afinal, o funcionário que realiza o atendimento em nome da sua empresa é responsabilidade da prestadora.

Além disso, outro fator que envolve os recursos humanos e gera benefícios dentro da terceirização é que se, por alguma razão, houver a necessidade de demissão, ou a falta de algum colaborador, sua empresa não precisará se preocupar, pois existem outros profissionais dentro da equipe que podem substituir e realizar o atendimento com a mesma qualidade e performance.

Economia com infraestrutura

Para manter a operação e garantir toda qualidade do atendimento, existe a necessidade de investir-se em equipamentos e infraestrutura. Já quando você conta com uma empresa terceirizada, a mesma tem a função de cuidar do seu atendimento telefônico em todos os requisitos.

Possibilitando, assim, que você não invista em espaço físico, softwares, aparelhos e manutenção, pois a prestadora conta com muito mais para manter atendimento, mensurá-lo e garanti-lo para o seu negócio.

Sendo assim, terceirizar a operação de atendimento é muito mais vantajoso quando falamos de redução de custos, pois não é necessário o investimento dentro da sua empresa e, assim, você poderá investir em outras oportunidades e expandir os seus negócios.

Economia com tecnologia

Ainda falando de tecnologia, vale lembrar que quando tratamos sobre atendimento telefônico é necessário, em diversas empresas, que as chamadas sejam gravadas, ou que sejam realizadas através de plataformas de atendimento, e também que dependam de fornecedores de telefonia e internet. Essas questões variam conforme a necessidade de cada negócio.

No entanto, é fundamental para manter a fidelidade dos seus clientes, investir em tecnologia onde seja possível oferecer uma qualidade dentro da chamada. Sendo assim, é preciso:

  • Mensurar a performance do atendimento para possíveis otimizações, e isso depende de plataformas e ferramentas específicas;
  • Ter um histórico do atendimento, para a segurança do seu cliente e da sua empresa, assim como para analisar quais áreas precisam de melhorias;
  • Saber qual é porcentagem da taxa de abandono ou se existe uma fila de espera, assim é possível minimizar as insatisfações do seu público.

Existem diferentes ferramentas e métricas que são necessárias para manter a qualidade do atendimento. E quando falamos de contratar este serviço através da terceirização, podemos garantir que a prestadora já possui à disposição toda tecnologia e estrutura necessárias.

Vantagens da terceirização do atendimento telefônico

Além da redução de custos, conheça outras vantagens sobre a terceirização do atendimento telefônico:

Otimização do seu negócio

A partir do momento que sua empresa conta com uma equipe de profissionais capacitados atendendo em nome do seu negócio, é gerada a oportunidade para que você foque em outras áreas da empresa, como os setores administrativo, financeiro, recursos humanos, entre outros, dando atenção a questões que antes ficavam apenas no planejamento.

Um exemplo disso são as campanhas de marketing, cujos resultados gerariam mais demanda e o aumento na necessidade do atendimento telefônico.

Por isso, ao contar com uma equipe como a de Secretárias Compartilhadas, por exemplo, você pode garantir mais resultados e a qualificação de potenciais clientes.

Caso você queira saber mais sobre como melhorar seu atendimento, marketing e vendas, acesse nosso conteúdo gratuito a seguir:

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Melhoria no atendimento e satisfação dos clientes

O que mais buscamos dentro do atendimento da nossa empresa é a satisfação dos nossos clientes, não é mesmo?

Sendo assim, através da terceirização do atendimento telefônico, você pode contar que não haverá filas de espera para os seus clientes serem atendidos, muito pelo contrário, uma equipe de atendimento pode proporcionar agilidade através dos atendimentos simultâneos. 

Através disso, você garante a experiência do cliente com um atendimento realizado por profissionais que são treinados e responsáveis por recolher todas as informações para que sua empresa possa dar continuidade em cada solicitação, tudo isso disponível 24 horas por dia.

Produtividade para a equipe de vendas

Outro ponto muito importante, que é um benefício para o seu negócio, é que com o atendimento terceirizado você tem a vantagem de receber um relatório completo, além da chamada gravada de cada atendimento, e receber os contatos que são qualificados para sua equipe de vendas trabalhar.

Assim, você gera mais produtividade, pois o seu comercial não terá que perder tempo com leads ruins, apenas entrar em contato com quem tem interesse no seu serviço e que tem prioridade no atendimento direto da sua empresa.

Saiba mais, em nosso site, como funcionam as ligações ativas e prospecções de clientes.

Saiba escolher a empresa que irá atender em nome do seu negocio

Para finalizar, é importante lembrar que uma empresa que fornece atendimento telefônico precisa ser uma parceira do seu negócio, pois ela estará responsável por umas das principais áreas que envolve o seu cliente, o atendimento, que é considerado como o cartão de visita das empresas e que é fundamental para manter o relacionamento com o consumidor.

A Prestus é a primeira e maior empresa de Secretárias Compartilhadas no Brasil, atendendo em nome de mais de 500 empresas com total sigilo e prestatividade.

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Espero que tenha gostado deste artigo, caso queira conferir mais, acesse nosso blog.

Um abraço e até o próximo post!