Chatbot para WhatsApp agora é uma realidade!

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Os robozinhos já estão disponíveis no mercado e alguns, inclusive, prestam atendimento gratuito ao consumidor. Saiba mais.

Empresas de todos segmentos têm usado o WhatsApp, que se tornou muito relevante para manter o relacionamento com clientes.

Em posts mais antigos, aqui do nosso blog, comentamos sobre as diversas funcionalidades e benefícios do uso do WhatsApp e do WhatsApp Business para as empresas, no que diz a respeito à agilidade de retorno, organização e, claro, relacionamento com os clientes. Entretanto, nada comentamos sobre a utilização de chatbot para WhatsApp, proposta que abordaremos neste post!

O que é um chatbot

Chatbot nada mais é do que um software que interage com usuários, simulando uma conversa natural por meio de chat, ou seja, é um robô que conversa com humanos, por meio de mensagens pré-programadas.

Alguns, inclusive, são programados a partir de inteligência artificial para que, ao invés de apenas sanar possíveis dúvidas de usuários, possam também aprender a responder perguntas não programadas de forma correta, afim de melhorar a experiência do usuário.

Para empresas, com um chatbot é possível por exemplo:

  • Reduzir equipes dedicadas ao atendimento ao cliente;
  • Capturar informações fornecidas e autorizadas pelo usuário (ex: nome, e-mail, telefone, solicitação), para que a empresa possa dar o devido retorno;
  • Agilizar a comunicação entre a empresa e o usuário.
  • Receber feedback de consumidores sobre seus produtos e/ou marca.

Dentre tantas outras aplicações que podem ser vantajosas à empresa, de acordo com sua área de atuação.

Já para usuários, embora alguns ainda sejam mais receosos em interagir com os robozinhos, é inegável seus benefícios no que diz respeito a simplificação de problemas. Com um chatbot é possível que usuários, por exemplo:

  • Tirem dúvidas mais frequentes sobre um produto ou serviço, inclusive 24 horas por dia.
  • Obtenham respostas e retorno mais ágeis.
  • Solicitem um suporte técnico/retorno da empresa.
  • Não precisem ficar em longas filas de espera, para atendimento telefônico.

Lembrando que, mais uma vez, há diversas vantagens de utilização, de acordo com cada área de atuação da empresa e solicitação do usuário.

Chatbot para WhatsApp

Vamos ao que importa! Voltando para um cenário “mais mobile”, após o lançamento do WhatsApp Business no início de janeiro/2018, que facilita, organiza e agiliza o envio de mensagens por parte das empresas, permitindo que empreendedores e profissionais se comuniquem por meio de mensagens, fotos, vídeos e áudios, através de um perfil empresarial, o WhatsApp, finalmente, decidiu liberar sua API oficial para o desenvolvimento de chatbots por grandes empresas.

Até pouco tempo atrás era praticamente impossível a usabilidade de um chatbot para WhatsApp, devido aos termos de segurança e de privacidade do próprio WhatsApp. Entretanto, com a liberação de sua API, tornou-se possível a automatização e o controle de mensagens por meio dos tradicionais bots, já então conhecidos. E melhor do que isso, algumas empresas, como a Prestus, disponibilizam gratuitamente soluções de atendimento via chatbot para WhatsApp, que mais a frente comentaremos.

Principais dificuldades enfrentadas pelas empresas ANTES do chatbot para WhatsApp

De acordo com uma pesquisa realizada pela Prestus no segundo semestre de 2018, com profissionais e empreendedores de diversos segmentos de atuação, adeptos ao uso do WhatsApp e do WhatsApp Business, foi identificado que embora a ferramenta possibilite a automatização e organização de mensagens lidas e respondidas dentro do próprio APP, alguns quesitos ainda deixavam a desejar, como por exemplo: a falta de controle de contatos realizados, em alguns casos conversas pessoais misturadas com conversas profissionais, equipes constantemente interrompidas com mensagens no aplicativo e,até mesmo, falta de tempo para responder mensagens, impactos estes que comprovam que nem sempre o uso era 100% eficiente dentro dos negócios.

Não obstante, os entrevistados também foram questionados quanto aos desafios que gostariam de sanar fazendo o uso do WhatsApp, dentre as repostas, destacaram-se: a possibilidade de atrair e capturar mais cadastros/leads incentivando-os ao “Fale conosco, via WhatsApp” e também a capacidade de aumentar a fidelização e relacionamento com clientes, seguidos de: aumentar a velocidade de fechamento de negócios e mais interações de prospecção pelo aplicativo.

Porém, sabemos que, exatamente pelos motivos de interesse acima, existem restrições do WhatsApp e de sua API, para que usuários não sejam constantemente impactados com mensagens indesejáveis/não solicitadas, enviadas por empresas. Portanto, chatbots para WhatsApp apenas RESPONDEM interações iniciadas por usuários.

DICA: Fique atento! Chatbot para WhatsApp que inicia uma interação com o usuário certamente advém de soluções piratas, que não integram com a API oficial do WhatsApp.

Benefícios do chatbot para WhatsApp

Com a automatização de mensagens personalizadas e controle de contatos por meio da liberação da nova API, é possível que empresas de qualquer porte garantam aos seus clientes ainda mais agilidade de resposta, assim como um retorno comercial mais efetivo.

Abaixo descrevemos alguns dos benefícios do chatbot para WhatsApp, principalmente para pequenas e médias empresas, que ainda não dispõem, muitas vezes, de desenvolvimento interno de tecnologia, nem de profissionais dedicados ao manuseio do App. Destacamos:

  • Captura de dados para retorno comercial;
  • Controle de interações por meio de acesso a área de clientes;
  • Interações e campanhas personalizadas;
  • Agilidade de retorno;
  • Integrações com softwares de CRM e marketing digital;

Assistente virtual gratuito para WhatsApp

Além do atendimento virtual compartilhado, a Prestus desenvolveu em parceria com empresa Wavy, empresa integradora da API oficial do WhatsApp, o atendimento AUTOMÁTICO compartilhado, batizado de 0800EUGENIO (0800 384 3646).

O 0800EUGENIO, assistente virtual para WhatsApp, usa links e palavras-chave como ponto de partida para iniciar o atendimento personalizado de consumidores de pequenas e médias empresas (PME’s).

O 0800EUGENIO é, basicamente, um concierge via Whatsapp que integra usuários finais com a central de atendimento de diversas empresas, além de, muitas vezes, já esclarecer dúvidas mais simples via assistente virtual (bot) no início do atendimento, sem a necessidade do transbordo para as centrais de atendimento.

Com ele, você pode cadastrar uma campanha de interatividade, GRATUITAMENTE, e usar um LINK exclusivo da campanha, em páginas do seu site e nos e-mails da sua empresa, pois o 0800EUGENIO fará o atendimento virtual de seus clientes.

Usando o 0800EUGENIO, sua empresa poderá, já na versão FREE:

  • Capturar de Leads/cadastros que iniciaram a interação pelo WhatsApp, clicando em um simples link;
  • Receber via e-mail todos os dados capturados na interação (as perguntas são padrão na versão FREE: nome, e-mail, telefone e qual a solicitação);
  • Ter acesso à Área de Clientes exclusiva para sua empresa, no site do 0800EUGENIO;

OBS: é possível personalizar as perguntas realizadas e integrar o 0800EUGENIO com o RD Station ou outros sistemas (Opcional de R$ 90/mês – Plano Silver)

Quer experimentar o uso do 0800EUGENIO antes de criar seu assistente virtual/chatbot para WhatsApp? Clique aqui para receber um SMS: experimente no seu celular e nos conte o que achou! Ou clique aqui, para experimentar no WhatsApp via Web (funciona também). E não se esqueça de acessar este link para criar, gratuitament,  o seu assistente virtual.  Basta um breve cadastro, aceitação dos termos de uso (alguns segmentos tais como jogos, remédios, bebidas, religião, política e envio de ofertas não-solicitadas, não são permitidas) e em breve seu assistente virtual estará aprovado em definitivo.

IMPORTANTE: Buscando combater qualquer tipo de SPAM, o assistente virtual 0800EUGENIO não permite nenhum envio de mensagens que não sejam em resposta ao usuário! O 0800EUGENIO só interage, através da API oficial do WhatsApp, e quando é o usuário quem inicia a conversa.

Quer saber mais sobre o 0800EUGENIO? Assista nossa série de 3 vídeo:

1 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Como criar o seu. (clique para assistir).

2 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Parte 2. (clique para assistir)

3 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Parte 3 – Exemplos. (clique para assistir)

Um abraço e até o próximo post.

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Sobre Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC.

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