Por

Vendas

Publicado - 06/06/2018

6 DICAS PARA FAZER UM EXCELENTE PITCH DE NEGÓCIOS

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

O pitch de negócios é uma apresentação rápida que você faz explicando o que é o seu negócio. Em geral, é feito em apresentações para investidores, para captação de recursos e participação em campeonatos de startups e para mentorias de projetos.

Porém, não é somente nessas ocasiões! O pitch de negócios pode ser feito em qualquer encontro com um potencial cliente em que você tenha pouco tempo para explicar o seu negócio, ou seja, “vender seu peixe”.

Só para exemplificar, imagine que você está em um evento, fórum, feira de negócios e ali você tem diversas oportunidades de networking, no entanto é aquela loucura de evento e você precisa ser muito pontual e objetivo para falar sobre seu negócio.

Há uma máxima sobre pitch de negócios que diz: “Você deve saber apresentar seu negócio no tempo que o elevador leva de um andar ao outro”. Nesse sentido, é como se você estivesse com um potencial cliente ou investidor ali no elevador e só tivesse este tempo para apresentar seu negócio.

Dicas infalíveis para um efetivo Pitch de Negócios:

Pitch de Negócios: Saiba o que é e como funciona!

 

1 – Saiba para quem está falando

Se você for fazer um pitch para um investidor, naturalmente, precisa deixar muito evidente quais os retornos que ele terá ao investir no seu negócio. Já, se for aquele pitch de oportunidade para um potencial cliente, você precisará demonstrar, rapidamente, os benefícios dos seus serviços ou produtos.

2 – Treine no espelho

Isso mesmo! Por acaso você se lembra da brincadeira de criança de falar em frente ao espelho? Pois bem, nada melhor do que treinar seu pitch em frente ao espelho, repetidas vezes. Definitivamente, apenas a repetição vai te levar à perfeição ou algo próximo.

3 – Utilize técnicas de PNL

A Programação Neurolinguística é uma fantástica ciência para gerar empatia entre emissor e receptor da mensagem. Em seguida, leia sobre o assunto e entenda como fazer com que o seu receptor da mensagem fique atento ao que você está falando. Confira neste post super dicas de neurolinguística.

4 – Comece o pitch com o que for mais importante

Você é a melhor pessoa para saber o que é mais importante na sua empresa! Então responsa para si, o mais importante é a sua equipe? Seus processos? Ou, o seu atendimento? Pensando nisso, é fundamental que você valorize esses pontos do seu negócio logo no começo da sua apresentação.

5 – Seja claro e objetivo

Outro ponto fundamental não somente para um pitch, mas que serve para tudo, é sobre como é preciso ser claro, objetivo, sem rodeios, sem o famoso “blá, blá, blá” ao falarmos dos nossos negócios. Afinal, ninguém gosta de discurso prolixo e o tempo é um dos bens mais preciosos que possuímos, portanto, seja direto, claro e objetivo em suas falas.

6 – Escute

Por fim, mas não menos importante, escute o que a pessoa que está do outro lado tem a dizer e que você possa tirar de proveito para seu negócio e para suas próximas apresentações. Contudo, não deixe seu ego falar mais alto ao ponto de ignorar críticas construtivas!

Após essa leitura, volte ao escritório e faça a lição de casa de analisar tudo que foi dito.

DICA BÔNUS: Para lhe ajudar a se dedicar e descrever como seria um excelente pitch para os seus negócios. A Prestus Secretárias Compartilhadas pode lhe auxiliar significativamente, realizando o atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, se necessário. Quer saber como funcionam esta e outras funcionalidades da Prestus? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou, se preferir, visite nosso site.

os melhores infograficos sobre marketing atendimento vendas

Agora é correr para a frente do espelho. Boa sorte! Bons pitchs e bons negócios!

Até o próximo post!