05 super dicas para melhorar a experiência do seu consumidor

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Ser consumidor do seu próprio negócio é fundamental para melhorar processos e procedimentos

Você sabe como é a experiência do seu consumidor? Imagem: Pixabay

Sem dúvidas a satisfação do consumidor é ponto crucial no sucesso dos negócios. Afinal de contas, sem consumidor, sem negócio!

1. Mensure a satisfação do seu consumidor

Você sabe se o seu consumidor está satisfeito com seus serviços ou produtos? Você acha que sim? “Achismos” não são válidos no mundo dos negócios. Que tal aplicar uma pesquisa de satisfação com seus consumidores? Não pense que é complexo, basta pesquisar na internet e você encontrará diferentes ferramentas muito boas e confiáveis, algumas grátis, para realizar pesquisas online. Ouça seu consumidor para sua melhor tomada de decisão.

2. Seja consumidor do seu próprio negócio

Isso é básico em qualquer negócio! Seja consumidor do seu próprio negócio, mas, não é assim de qualquer jeito. Não adianta você comprar seu próprio serviço ou produto sentado no escritório da sua própria empresa. Há uma forma bem interessante de fazer isso que é por meio do consumidor oculto ou cliente oculto como também é denominado. É importante você ter a experiência de fazer todo o ciclo de compras na sua empresa sem que as pessoas saibam quem é você, assim, de forma “oculta”, você terá melhores condições de avaliar a experiência do consumidor na sua empresa e melhorar e otimizar seus processos e procedimentos.

3. Faça um bom benchmarking

Realizar um bom e eficiente benchmarking (análise da concorrência), não quer dizer olhar somente para os principais players do mercado, mas, principalmente, para os consumidores dos seus concorrentes. Se você olha a concorrência, naturalmente, precisa olhar quem é o consumidor da concorrência. E isso vale tanto para olhar, analisar e entender por que determinado concorrente tem tantos consumidores satisfeitos, tanto para olhar, analisar e entender por que aquele outro concorrente tem tantos consumidores insatisfeitos.

4. Atualize-se sobre seu negócio e o perfil do seu consumidor

Caso você ache (como já dissemos, achismos não podem fazer parte do mundo dos negócios) que já sabe tudo sobre seu segmento de atuação e sobre o perfil do seu consumidor, isso significa que você não sabe nada! Esteja sempre muito bem informado sobre as novidades da sua área de atuação, seja pela leitura diária da imprensa especializada, seja pela participação em eventos do setor para também ficar em contato com seu consumidor que pode estar lá, seja por fóruns e grupos de discussões. Pode ter certeza que sempre há algo novo para aprender em relação ao seu negócio e ao perfil do seu consumidor.

5. Ofereça as melhores soluções em atendimento ao seu consumidor

Com certeza seu consumidor merece o melhor atendimento na sua empresa e ter canais de atendimento abertos, de fácil acesso para seu consumidor é essencial. Um consumidor que não consegue chegar facilmente até o atendimento da empresa certamente será um consumidor insatisfeito e se esse consumidor for para as redes sociais gritar e implorar por atendimento, isso pode ser um tiro no pé para sua empresa. Faça com que seu consumidor chegue até sua empresa facilmente, uma das formas é sua empresa tornar disponível um número telefônico 0800 para ligações gratuitas, com certeza seu consumidor ficará muito feliz com essa possibilidade, pois, apenas o fato de seu consumidor poder ser atendido gratuitamente por telefone pela sua empresa já é, por si só, uma bela estratégia de marketing. Conheça todos os benefícios que o 0800 apresenta para sua empresa.   

Você pode, ainda, utilizar o recurso do WhatsApp para atendimento do seu consumidor. Para solucionar o problema de vazão de atendimento a Prestus desenvolveu, em parceria com a Wavy, empresa integradora da API oficial do WhatsApp, o primeiro Assistente Virtual Compartilhado para WhatsApp, chamado  0800EUGENIO para sua empresa gerar e capturar leads qualificados. Quer experimentar? É GRATUITO, basta acessar aqui.

Se você precisa de ajuda para fazer o atendimento da sua empresa, a Prestus pode lhe auxiliar com nossas secretárias virtuais! São secretárias remotas 24h para atender em nome da sua empresa. Quer saber como funciona? Basta solicitar uma consultoria gratuita ou ligue para 0800 607 1538 (atendimento 24 horas). 

DICA BÔNUS: Baixe, GRATUITAMENTE, o infográfico sobre como fidelizar clientes e engajá-los com sua marca.

Um forte abraço e até o próximo post!


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Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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