05 grandes DESAFIOS que seu NEGÓCIO terá (mesmo depois do sucesso)

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Desafios nos negócios mesmo depois do sucesso. Imagem: Thinkstock
Desafios nos negócios mesmo depois do sucesso. Imagem: Thinkstock

Empreender é como fazer dieta! Não basta emagrecer, tem que manter! Depois que eliminou o peso desejado não adianta voltar aos hábitos antigos, se não, os quilos retornam impiedosamente.

Nos negócios a lógica é a mesma. É feito todo um investimento, seja de força de trabalho, investimento financeiro, muitas horas de planejamento, etc., e aí chega o momento em que o lucro vem! Mas… Se não mantiver o foco no trabalho, o lucro pode desaparecer!

Portanto, é bom estar bem ligado em cinco grandes desafios que seu negócio terá mesmo depois do sucesso!

1 – Conseguir sempre novos clientes

Captar clientes certamente é um dos objetivos finais de qualquer negócio! E não é tarefa fácil em um mercado de muitos players dentro de um mesmo segmento e em um contexto socioeconômico que atualmente não favorece os negócios.

Depois de ter uma cartela fixa de clientes, é preciso alcançar novos clientes para criar uma “gordura” positiva no seu negócio. Se na sua cartela de clientes um ou mais faltarem e isso impactar diretamente seu orçamento, algo está errado! É preciso ter clientes suficientes para que, com a saída de um ou mais o financeiro não seja afetado de forma drástica.

Por isso, a captação de clientes deve ser permanente, nesse quesito não se pode entrar na zona de conforto.

Está na dúvida de como conseguir novos clientes? Confira o Guia Definitivo da Prospeccção e Atendimento Comercial que desenvolvemos em parceria com a Econodata.

2 – Organizar os processos da empresa

Não adianta fugir! Processo organizado é fundamental para o sucesso do negócio. É o “arrumar a casa”, desenvolvendo processos claros, o que é conhecido como “governança corporativa”.

Aqui na Prestus tivemos que reestruturar os processos de uma área específica do negócio: a área de vendas! Foi necessário estabelecer uma estrutura de vendas que funcionasse e nos gerasse escala. Depois de muito aprendizado, conseguimos chegar a uma estrutura em diferentes níveis de especialização, onde os nossos melhores vendedores ficam no fechamento das vendas.

3 – Continuar crescendo, mesmo na recessão

Infelizmente a nossa atual conjuntura socioeconômica está em estado grave! Basta vermos os noticiários! Com isso, manter o crescimento do negócio mesmo na recessão é um baita desafio.

Há alguns caminhos, como: cortar custos, pensar em novos produtos ou serviços, captar investidores, rever contratação de fornecedores.

A Prestus é um bom exemplo de como manter o crescimento na crise. Em 2016, ano bastante difícil economicamente para o Brasil, conseguimos faturar R$ 2,4 milhões e permitir que empresas cortassem custos sem impactos para o atendimento de clientes. Isso com muito foco, planejamento e revisão de processos.

4 – Expandir o negócio sem perder a qualidade

Quando o negócio começa a crescer é natural pensar em expansão das operações. Porém, é preciso muito cuidado para que isso não comprometa a qualidade dos serviços ou produtos.

Se você tem uma empresa de entrega de quentinhas (marmitex) e consegue entregar 50 refeições por dia, mas pretende aumentar esse número para 100 quentinhas por dia, é preciso ter em mente que não vai dar para fazer tudo no mesmo tempo de antes, com a mesma quantidade de alimentos e com a mesma equipe. É preciso planejar esta expansão, se não, pode haver prejuízo na qualidade e prazo.

5 – Liderar a empresa em todas as áreas

Não basta que a equipe esteja muito bem preparada, é necessária uma liderança que seja referência para aquela equipe. Já viu dar certo um time de futebol sem técnico? Uma sala de aula sem professor? Pois bem, uma empresa sem um bom líder também não dá certo!

Um bom líder vai motivar a equipe. E não basta ser um bom líder somente da sua área de especialização, se você é empreendedor, dono do seu negócio, precisa ser um líder multidisciplinar. Precisa liderar equipes de diferentes áreas e isso não significa ter conhecimento técnico em todas as áreas, mas, sim, capacidade humana para lidar com pessoas.

Confira outros desafios no Portal Exame com participação da Prestus na matéria.

E, caso você esteja precisando de uma ajudinha para melhorar a produtividade e o gerenciamento de tempo do seu negócio, fique tranquilo e deixe com a Prestus! Por meio das nossas secretárias compartilhadas garantimos aos seus clientes um atendimento humanizado e de qualidade em nome da sua empresa, de forma que você consiga fazer mais com pouquíssimo investimento.

Para saber mais acesse nosso site ou agende uma consultoria grátis aqui.

Forte abraço e até o próximo post!

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Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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