03 dicas para utilizar o WhatsApp no atendimento da sua empresa

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De simples aplicativo de conversas pessoais o WhatsApp agora pode ajudar sua empresa a crescer (e muito)

Utilize o WhatsApp da melhor forma no atendimento da sua empresa. Imagem: Pixabay

Você sabia que o WhatsApp já supera o Facebook e é o aplicativo mais popular do mundo? O aplicativo de conversas mais famoso do mundo assumiu a liderança do ranking de apps mais utilizados no mundo tanto em celulares com sistema operacional Android quanto nos Iphones. Conforme relatório da App Annie, empresa especializada em análise de mercado, o app WhatsApp teve mais usuários ativos por mês em relação ao Facebook desde o segundo semestre do último ano.

E o Brasil é um dos principais mercados para o WhatsApp, seguido de Índia, Inglaterra, Suíça, Espanha, Holanda e Alemanha.

Bem, já fica bem evidente que seus potenciais clientes estão no WhatsApp, não é mesmo?

Portanto, é fundamental que sua empresa realize atendimento ao cliente e atraia novos clientes via WhatsApp, mas, por ser uma forma nova de atendimento corporativo para um aplicativo que, até então, era destinado somente ao uso pessoal, algumas dicas são muito preciosas para que o uso da ferramenta não vire um tiro no pé.

Fique atento a estas dicas para utilizar o WhatsApp da forma correta no atendimento da sua empresa.

1. Não seja invasivo no WhatsApp

Se você vai realizar uma ação via e-mail marketing você precisa obter autorização do contato para envio da mensagem, correto? É o que chamamos de contato “opt-in”, ao passo que o “opt-out” é o contato que não deseja receber mensagens via e-mail marketing. Portanto, a lógica é a mesma para o WhatsApp, para isso, existem empresas especializadas no atendimento via WhatsApp. A Prestus, por exemplo, possui um bot de atendimento automatizado para WhatsApp que pode realizar a ação de opt-in e opt-out para sua empresa. Trata-se do 0800EUGENIO e, o melhor, é GRATUITO! A Prestus desenvolveu essa solução em parceria com a Wavy, empresa integradora da API oficial do WhatsApp, assim, as duas empresas criaram o primeiro Assistente Virtual Compartilhado para WhatsApp. Com essa solução você também pode gerar e capturar leads qualificados para sua empresa, permitindo o aumento das suas taxas de conversão e resultados e, claro, aumentando suas vendas. Quer conhecer? Basta testar, é só acessar aqui.

2. Divulgue o WhatsApp da sua empresa

Pois é, parece óbvio, mas, de nada adianta você ter um número de WhatsApp corporativo sem divulgá-lo. O número do WhatsApp da sua empresa deve configurar no seu site, juntamente com os demais canais de atendimento, como: formulário de Fale Conosco, telefone fixo, número 0800 (caso sua empresa não tenha um número 0800, clique aqui e saiba mais sobre essa solução), e-mail, chat, etc. É interessante, inclusive, que no seu site haja um redirecionamento automático para a versão do WhatsApp para computador, o WhatsApp Web. É preciso fazer de tudo para facilitar a vida dos seus clientes e potenciais clientes.

3. Seja ágil no atendimento pelo WhatsApp

Observe bem, se alguém enviou uma mensagem via formulário de Fale Conosco no seu site, a pessoa tem alguma ideia de que não necessariamente o retorno pode ser imediato. Mas, se alguém ligar ou enviar WhatsApp para sua empresa, pode ter certeza que ela ficará bastante insatisfeita se o atendimento demorar muito. O WhatsApp exige agilidade, portanto, esteja preparado para atender o mais breve possível via WhatsApp. De nada adianta ter a tecnologia em mãos, mas, não ter o atendimento adequado a essa tecnologia.

DICAS BÔNUS:

  1. Você está atento à Nova Lei Geral de Proteção de Dados no mundo digital. Preparamos um miniguia gratuito para você sobre o tema.
  2. Baixe, gratuitamente, nosso infográfico sobre como fidelizar clientes e engajá-los com sua marca.
  3. Este outro infográfico, também gratuito, é excelente para ser compartilhado com sua equipe, ele dá dez dicas para melhorar seu atendimento e resultados.

E se você precisa de ajuda para otimizar o atendimento da sua empresa, a Prestus pode lhe auxiliar significativamente com nossas secretárias virtuais! São secretárias remotas 24h para atender em nome da sua empresa, de forma personalizada. Quer saber como funciona? Basta solicitar uma consultoria gratuita ou ligue para o número 0800 607 1538 (atendimento 24 horas). 

Um forte abraço e até o próximo post!




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Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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