03 dicas de ATENDIMENTO para empresas de TI

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Já parou para pensar como está o suporte técnico da sua empresa?

Saiba dicas de ATENDIMENTO para empresas de TI. Imagem: Freepika

 

Possivelmente, você já foi mal atendido por algum vendedor em lojas físicas ou por algum atendente de call center. É bem ruim, não é mesmo? Com certeza fica uma impressão bastante negativa quando isso acontece e as chances de você voltar a comprar naquela loja, seja física ou virtual, são bem pequenas. Mas, você já parou para pensar como vai o atendimento do SEU negócio?

Neste post tomamos como exemplo empresas de TI, em que boa parte das atividades de suporte e atendimento ao cliente são realizadas remotamente. Nesse contexto, como prestar um atendimento de excelência a estes clientes, ou melhor, a estes “usuários”?

Para te contar como isso é possível selecionamos três dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Vamos a elas?

1 – Nem todo mundo conhece o mundo de TI

A área de Tecnologia da Informação pode ser muito familiar para quem está nela, mas, para grande parcela das pessoas, muitos termos técnicos, áreas de atuação e problemas de TI são como falar grego (isso se você já não fala grego, hehe).

Para quem atua em TI é absolutamente comum ouvir e falar a todo instante expressões como: “é problema de hardware e não de software”; foi apenas um bug no sistema”. Mas, para quem não tem familiaridade com o assunto pode ser algo totalmente desconhecido. Neste momento, quem atende em TI tem que ter paciência com quem está do outro lado da linha e tomar muito cuidado para não intimidar a pessoa ao utilizar muitas expressões técnicas sem dar uma breve explicação do que as mesmas significam.

2 – Seja claro quanto aos prazos de atendimento

É muito importante não ser otimista demais com relação ao prazo de entrega do serviço dado ao cliente, pois, imprevistos acontecem, por exemplo, um problema de energia ou internet que não está sob seu controle e vai fazer seus trabalhos atrasarem. Também é importante não ser pessimista e informar um prazo tão longo, pois isso fará com que o cliente procure outro fornecedor. Seja ponderado e, mais que isso, extremamente claro com relação ao prazo informado e possíveis atrasos.

Caso haja algum imprevisto no meio do caminho, antecipe-se e avise ao cliente. Veja, se você informou que o problema será resolvido em cinco dias e você consegue solucionar em três, o cliente vai ficar muito satisfeito. Mas, se você disse que levaria três dias e entregou em cinco, com certeza haverá uma insatisfação muito grande por parte do cliente. Não é mesmo?

3 – Tenha uma equipe especialista no seu negócio

Parece meio óbvio, mas, quantas vezes já nos deparamos com atendentes de determinado serviço ou produto que, claramente, não tinham conhecimento suficiente sobre o que estavam informando ou vendendo?

Certifique-se, portanto, que sua equipe sabe, de fato, sobre o que está falando para não gerar insegurança e insatisfação ao cliente na hora do atendimento. Invista numa seleção de funcionários qualificados e até mesmo em treinamentos da sua equipe. Lembre-se que a tecnologia está em constante transformação e nunca é tarde demais para se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo digital.

DICA BÔNUS: Você não precisa investir um alto valor contratando uma telefonista ou recepcionista extra, que atue 24h, para atender às demandas de atendimento e suporte da sua empresa. Você pode contar com os serviços das Secretárias Compartilhadas, da Prestus, que além de  garantirem aos seus clientes atendimento 24 horas, em nome do seu negócio, com treinamento sobre seu produto/serviço, ainda reduzem custos de suporte técnico  e indisponibilidade de atendimento em plantões, pois elas fazem o atendimento de primeira linha e, se necessário, localizam e acionam suporte técnico em casos de emergência.

Acesse nosso site e saiba mais sobre nosso Pacote Actus 24 horas. Ou, se preferir,  agende uma consultoria grátis e saiba mais sobre nossos serviços de escalonamento técnico para empresas de TI.

Forte abraço e até o próximo post!

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Sobre Alexandre Borin, CEO da Prestus Alexandre Borin

Alexandre Borin é CEO da Prestus®, empresa líder desde 2009, em Assistentes Virtuais e Secretárias Compartilhadas 24 horas. Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que teve a grande ideia e decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, que comercializa o Número Mágico, um número de telefone exclusivo, para você receber e direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo. Sempre que seu telefone toca, toca e ninguém atende, nossas secretárias compartilhadas atenderão remotamente suas ligações, direcionando as solicitações e pedidos do cliente por email para você, garantindo os seus negócios. Em menos de 1 ano a Prestus® ganhou um Prêmio de Inovação, dezenas de clientes e foi capa da revista PEGN (Setembro/2010). Borin é formado pela UNICAMP em Engenharia Elétrica (curso que iniciou no ITA, em 1995), pós-graduado em Marketing, e MBA Executivo pelo IBMEC. http://www.linkedin.com/in/alexandreborin

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